ESG: Diversidade e Inclusão na Oliver AGENCY (D&I)
Após um censo, a Oliver quis melhorar seus indicadores de D&I. Mais que contratar minorias, a ideia era criar um ambiente acolhedor para que essas pessoas permanecessem e prosperassem.
1ª iniciativa: Pequeno Manual de Diversidade
A Oliver convidou alguns colaboradores de minorias para criar um e-book de letramento para suas equipes. Sendo autista, assumi a criação do conteúdo orientado pelo grupo. A intenção era criar algo leve, divertido e despretensioso. Aqui estão algumas páginas:
2ª iniciativa: Frente de Diálogos Oliver
A repercussão foi tão positiva, que a Oliver quis oficializar o grupo. Lideranças executivas entraram para viabilizar as propostas e criamos uma identidade. Fiquei responsável pelo naming:
3ª iniciativa: We-House
Propus então organizarmos comunidades. Nelas, as minorias compartilhariam suas experiências, e a Oliver poderia entender suas reais necessidades. Inspirado no pioneirismo da Oliver no modelo In-House, sugeri um nome para ela também mergulhar na realidade de seus colaboradores.
Colocando em prática
Cada We-House foi dividida em squads, organizadas ao redor de diferentes temas e metas. Elas eram criadas ou desmanchadas pelas próprias minorias, conforme suas necessidades. Por exemplo:
Primeiros frutos
Para cumprir a meta de desenvolver pessoas negras no mercado de comunicação, a We-House reuniu profissionais voluntários (agência e clientes) e lançou um projeto voltado para mulheres:
Crescimento
Em 2025, a Frente de Diálogos Oliver foi lançada no México e na Argentina. Na apresentação, os assuntos mais levantados foram diversidade de gênero, de afetos e neurodiversidade. A partir disso, foram criadas We-Houses temáticas para acolher e gerar conversas entre os colaboradores.